Postagens

Mostrando postagens de julho, 2013

Aprendendo a Evangelizar com Charles Finney

Imagem
C harles Finney foi um importante evangelista norte americano do sec. XIX. No texto abaixo, transcrito da obra "Reavivamento, como experimentá-lo", p.74/75, ele nos dá alguns conselhos acerca da arte de evangelizar: "É importante lembrar-se de muitas coisas ao lidar com um pecador indiferente. A questão do tempo é importante. É necessário escolher um momento apropriado para tentar impressionar a mente deste pecador. Se você errar na escolha do momento, possivelmente será derrotado. É desejável, se possível, dirigir-se à pessoa indiferente quando ela estiver longe de outras atividades . É importante conversar com uma pessoa no momento em que ela não estiver preocupada com outro assunto . Do contrário, ela não estará na devida condição mental para discutir a respeito do cristianismo. Assegure-se de que ela está completamente sóbria . Do contrário, não estará em condições de compreender o assunto. Se ela estiver bebendo, você sabe que há muito pouca chanc

Teologia da Espiritualidade: O tratamento das paixões I - A Gula

Imagem
V ou dando por aqui sequência a uma série de postagens acerca da matéria "Teologia da Espiritualidade" que ministrei rapidamente em uma faculdade de Teologia. O texto imediatamente anterior, que trata de algumas das características da espiritualidade do deserto, pode ser lido  aqui. Os padres antigos identificaram pelo menos oito pensamentos, ou paixões, que mais pareciam tentá-los em sua jornada. O modo como eles trataram destas paixões pode ajudar a nossa caminhada, pois se tratam também de pecados contemporâneos. Estes pensamentos foram sistematizados no Oriente por Evágrio Pôntico. No Oriente, eram vistos pelo ponto de vista terapêutico, como paixões a serem tratadas. Os oito   logismoi   receberam no ocidente um tratamento mais jurídico, tornando-se posteriormente os sete pecados capitais. Cassiano foi quem levou a doutrina de Evágrio para o Ocidente, onde a “apatheia” (ausência de patologia) foi chamada de “puritas cordis”, ou pureza de coração. Os   logismoi

Academia da fé

Imagem
É comum hoje em dia alguém querer fazer uma academia para fortalecer o corpo. Você sabia que a fé também é um tipo de "músculo" que precisa ser fortalecido? Esta, eu ouvi do grande mestre Augustus Nicodemus, e é verdade.

Os discípulos ocultos de Jesus

Imagem
N ós, os que estamos acostumados a frequentar igreja e ouvir sermões, já ouvimos em algum momento alguma condenação ao que se pode dizer "seguir Jesus em segredo". Eu, particularmente, já ouvi muitas vezes os pregadores exortarem aqueles que têm vergonha de confessar diante do mundo que são cristãos, crentes, discípulos ou seguidores de Jesus. E realmente, as Escrituras demonstram que muitos, por medo, não quiseram divulgar sua fé em Cristo. Houve o exemplo de um homem proeminente em Israel, Nicodemus, que foi ter com Jesus bem de noite, indagá-lo acerca de algumas dúvidas que tinha acerca do Reino de Deus. Isto está relatado do capítulo terceiro do evangelho de João. A vida de Nicodemus é colocada em contraste com a da mulher samaritana, que, ao contrário do grande mestre em Israel, divulgou para todos a sua fé em Cristo. Entretanto, a misericórdia de Deus é tão grande que mesmo discípulos ocultos, secretos de Jesus, podem ser usados para um fim útil. Po

A busca da santidade

Imagem
"Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos" (Salmo 26.1). É possível alguém buscar a santificação total diante do Senhor?

Os confins da terra

Imagem
"Lembrar-se-ão do Senhor e a ele se converterão os confins da terra, perante ele se prostarão todas as famílias das nações" (Salmo 22.27).

Augustus Nicodemus: Horrível Coisa é Cair nas Mãos do Deus Vivo

O  Dr. Augustus Nicodemus, embora um grande mestre calvinista, não faz nesta pregação acerca de polêmica passagem da epístola aos Hebreus, uma apologia explícita ao calvinismo, mas adverte todo o povo de Deus acerca do perigo da apostasia. O estimado mestre sustenta ainda que os teólogos liberais, que negam a divindade de Cristo e a redenção podem ser considerados apóstatas. Diz ainda que, os apóstatas, pecam contra toda a Trindade Santa de Deus. Se você tiver um tempinho, vale a pena ouvir esta mensagem, pois ouvir Nicodemus é sempre aprendeu um pouco mais sobre as Escrituras.

Espiritualidade Intrauterina

Imagem
"A ti me entreguei desde o meu nascimento; desde o ventre de minha mãe tu és o meu Deus" (Salmo 22.10). V ocê já parou para pensar neste tema? Há coisas na espiritualidade que são um tanto quanto misteriosas para nós. Um feto pode ter espiritualidade? Segundo o texto que lemos, sim. O salmista reconhece que, mesmo no ventre da mãe dele, ele já tinha um Deus. De algum modo, que nós não entendemos, o salmista já havia se entregado a Deus desde o seu nascimento. Que o ventre de sua mãe já era um pequeno templo, um lugar de oração e comunhão com Deus. Eu sei que muitos poderão dizer que este é um salmo messiânico, e que o texto em si trata de Jesus. Ora, não importa, pois a realidade ai demonstrada não se restringe, nas Escrituras, somente a Jesus. Veja, por exemplo, o texto de Lucas 1.44, que faz referência à  visita que Maria, grávida de Jesus, fez para Isabel, sua prima, quando esta estava grávida de João Batista: "Pois, logo que me c

A rejeição cultural e jurídica da concepção cristã de casamento

Imagem
O Direito caminha a passos largos para a igualdade dos direitos entre casais homossexuais e heterossexuais. Isso parece inegável. Em uma sociedade democrática, e culturalmente pluralista, cada qual tem o direito de lutar pelo reconhecimento do direito que entende fazer jus, e não é bem esta questão que quero discutir aqui. Nem faço apologia nenhuma, mas sim a constatação de um fato da vida.

Diálogo mestre e discípulo acerca da renúncia cristã

Imagem
Um discípulo e o seu mestre conversam acerca da renúncia no discipulado cristão: Discípulo : Mestre, tenho uma dúvida. Mestre : Sim, meu querido, pode dizer. Discípulo : Está escrito na Palavra do Senhor que eu devo renunciar a tudo para ser discípulo de Jesus, no Evangelho de Lucas, cap. 14, vers. 33. Mestre : Sim, é verdade. Discípulo : Mas mestre, o que isso quer dizer? Tenho que largar tudo, família, escola, e agora me dedicar a igreja, ao ministério? Mestre : Você tem que renunciar a tudo por amor de Jesus, é isso que o texto diz. Discípulo : Mas mestre, ainda estou confuso em relação a isso. Eu não sei se renunciei tudo por amor a ele. Mestre : Eu te compreendo. Estas coisas não são fáceis discernir. Na própria passagem que você mencionou, Jesus falou acerca de fazer um cálculo, verificar se aquilo que iremos começar, iremos levar até o fim. Discípulo : entendo, meu professor. Mas agora, o que farei? Mestre : Você tem que consultar o t

Aprendendo a orar: Sejamos específicos em nossas orações

"É por eles que eu rogo, não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus" (João 17.9). E u   costumo orar com minha filha. Não sei se por estar cansada, ou para a oração ser mais curta, ela costumava orar para Deus abençoar o mundo inteiro, e que todo mundo viesse a conhecer a Palavra de Jesus. Isso é muito bom, e tem a ver com o desejo de Deus de que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. E muitos de nós também somos bastantes genéricos em nossas orações, pedindo para que Deus abençoe nossa nação, nosso  trabalho, nossa igreja, etc. Nada errado com isso. Mas acho interessante, com base na passagem bíblica lida acima, que há uma aspecto em que Jesus é específico em sua oração. Ele não ora pelo mundo, mas ora pelos discípulos que estavam ali naquele momento ao lado dele. Ou seja, isso demonstra que também devemos aprender a sermos específicos em nossas orações. Não é só pedir para Deus salvar o nosso bairro. M

Sobre o conhecimento de Deus: Revelação

Imagem
"E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem tu enviaste" (João 17.33). A vida eterna é conhecimento. Conhecimento de Deus e de Jesus Cristo. Mas a que tipo de conhecimento se está a referir? Afinal de contas, Jesus não está presente fisicamente em nosso meio, muito menos Deus, o Paí.

Apelo ao Papa para impedir Dilma que sancione lei do aborto aprovada no Congresso

Imagem
Queridos. Graça e paz. Foi aprovada no Congresso uma lei que permite o aborto nos casos de estupro, e que determina que cada hospital público e privado neste país garanta tal atendimento às mulheres que forem vítimas de violência sexual.

E o mundo os odiou

Imagem
"Eu lhes tenho dado a sua palavra e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como eu também não o sou" (João 17.15). O mundo odeia os discípulos de Jesus.

Não tenho outro bem além de ti

Imagem
"Tu és o meu Senhor, outro bem não possuo senão a ti somente. Quanto aos santos que estão na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer" (Salmo 16.2-3).

Ricardo Bitum: o que os pentecostais fizeram com o evangelho

O Pr. Ricardo Bitun reflete acerca do neopentecostalismo. É uma verdadeira aula. Vale a pena ser assistido, por aqueles que desejam entender um pouco melhor o fenômeno pentecostal.

Justiça e Semelhança

Imagem
"Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar eu me satisfarei com a tua semelhança" (Salmo 17.15).

John Piper - Não Desperdice Sua Vida

Excelente vídeo de John Pipper, pastor batista reformado, em que incentiva os jovens a não abraçarem o "sonho americano", mas sim a dedicarem suas vidas à pregação do evangelho e a sonharem para que suas vidas realmente façam diferença no mundo.

CRISTÃOS PERSEGUIDOS PELA NOVA ORDEM MUNDIAL - OLAVO DE CARVALHO

Neste vídeo, Olavo de Carvalho fala sobre a perseguição mundial contra os cristãos. Ele menciona o genocídio cultural que o cristianismo tem sofrido no ocidente, bem como o genocídio físico que sofrem em países islâmicos e comunistas. Ele sustenta ainda que o genocidio cultural do cristianismo no ocidente está associado à generalizada proteção à religião islâmica. Segundo ele, 150.000 cristãos são mortos no mundo, por ano, e isto raramente é notícia de jornal. Ele menciona ainda que, o genocídio cultural sempre antecede a perseguição física durante a história.

Estamos falhando no que diz respeito ao modelo cristão de família?

H avia um pregador que dizia que não podemos impor um comportamento cristão a quem não é cristão. Primeiro, precisamos apresentar-lhe Cristo. Tal pregador, de tradição anabatista, é favorável a radical separação entre igreja e estado. Ele faria coro com aqueles que dizem: "deixe a igreja ser igreja, e o mundo, ser mundo". Católicos e Protestantes tradicionais são contra este tipo de pensamento.

Praticando a Presença de Deus

Imagem
L i uma vez, e estou lendo novamente a obra "Praticando a Presença de Deus", do Irmão Lawrence e de Frank Laubach. É uma obra que, embora profunda, pode ser lida "de uma sentada", pela linguagem simples de sua tradução.

O sono da morte

Imagem
"...Ilumina-me os olhos para que eu não durma o sono da morte" (Salmos 13.3b). I lumina-me os olhos, meu Senhor... Para que eu não durma o sono da morte...

Teologia da Espiritualidade: Espiritualidade Contemplativa II

Imagem
Essas são algumas das características da dita espiritualidade contemplativa: Fuge (foge), Tace (cala-te), Quiesce (aquieta-te) Fuge (foge): em sentido negativo, fugir, deixar a cidade, deixar as futilidades, deixar as paixões, deixar aquilo que afasta de Deus, fugir do que arrasta para o pecado (pecado é hamartia – errar o alvo, o esquecimento do Ser; ao contrário de anamnesis – “fazei anaminesis de mim”). “O mundo é o mundo do esquecimento” (Marcos, o Eremita). O mundo é de morte, pois “jaz no maligno”.  Em sentido positivo, fuga é fugir para Deus e para tudo o que leva a Ele, “fugir para o Alguém, fugir para o Único, fugir unificado para o único Um”. Sair do mundo e o mundo sair de dentro de ti. Sentido psicológico e sociológico: fuga como necessidade vital do ser humano. Fuga da opressão, das relações senhor/escravo, das competições hierárquicas, da necessidade de “status”. Fugir para evitar os males psicossomáticos. “Fugir para fora do mundo para Alguém que não é

A cultura da violência

Imagem
"Por todos os lugares andam os perversos, quando entre os filhos dos homens a vileza é exaltada" (Salmos 12.8). E xiste hoje uma cultura da violência e da vileza, da malandragem, da bandidagem. Um menino se rebelou contra uma professora na sala de aula. Colégio Municipal ou Estadual... Pronto.

Teologia da Espiritualidade: Espiritualidade Contemplativa I

Imagem
E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não (Dt 8.2). Existem muitas correntes de espiritualidade cristã na história, o que torna difícil estudar, neste curso, todas elas. Por isso, nos dedicaremos neste instante a estudar uma destas correntes, que pode ser chamada de espiritualidade contemplativa, cujo início histórico se dá no período abrangido entre o III e o VI sécs. da era cristã, mas que estende sua influência a toda espiritualidade cristã durante a história.  A Espiritualidade Contemplativa está bastante associada à tradição do deserto, ou mais precisamente o movimento que ficou conhecido como dos “padres do deserto”. Há um grande número de ordens contemplativas tanto no ocidente como no oriente, que têm sua inspiração neste movimento. Também tem existido um nítido reavivamento do estudo deste p

Panorama do Novo Testamento: Atos dos Apóstolos

Imagem
(cuida-se do esboço de uma aula ministrada em um curso popular de teologia) ATOS é o único livro que apresenta uma narrativa histórica dos acontecimentos imediatamente posteriores à ascensão. É o segundo volume da obra de Lucas (Lc 1.1-4 e At 1.1); o primeiro a utilizar o nome “atos dos apóstolos” foi Irineu, aproximadamente em 190 d. C. AUTORIA : formalmente, anônimo. A tradição unânime atribui a Lucas. A partir de At 16.10, o pronome começa ser usado na primeira pessoa do plural (16.10-17; 20.5 a 21.18; 27.1 a 28.16). Ou seja, o autor da obra, a partir de tais acontecimentos, estava juntamente com Paulo. O autor esteve com Paulo em Roma (27.1 a 28.16). De Roma, Paulo escreveu as epístolas da prisão (efésios, filipenses, colossenses, filemon). Estas epístolas nos dizem algo acerca dos companheiros de Paulo na ocasião. Aristarco, Marcos, Timóteo, Tíquico, Epafras, Epafrodito, Demas, Jesus, chamado Justo e Lucas estavam parte ou todo o tempo com o apóstolo. Aristarco é